25 de Abril: D. João VI parte para Portugal

Créditos da imagem: Autor desconhecido


Aconteceu Hoje: Cedendo a pressão, D. João VI parte com a Corte para Portugal após ficarem 13 anos no Brasil, deixando o príncipe herdeiro do trono de Portugal, D. Pedro I como regente.

Por que ele estava no Brasil? Temendo as tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte, que desejava que suas relações a sua maior aliada, Inglaterra, fossem completamente cortadas e invertidas, o Rei português não acatando as demandas francesas foge para o Brasil com a Corte e sob escolta inglesa, nomeando um Conselho de Governadores para governar em seu lugar, que logo após a saída do Rei e da Corte foi destituído pela chegada das tropas francesas. Então os sete anos da Guerra Peninsular acontecem, e a França sai derrotada.

Por que ele teve que retornar? Tendo tanto sua administração quanto sua força militar sob a responsabilidade do militar inglês William Carr Beresford, a insatisfação do povo português e ideias liberais em evidência por toda a Europa inspiram a Revolução Liberal do Porto. Entre as demandas, temos a volta do Rei e da Corte a Portugal, o fim do Absolutismo com a sujeição do Rei à Constituição uma nova colonização do Brasil.

Fontes para consulta:

Data: